HOME Seja bem vindo ao Portal Araras Virtual
+Notícias

Canal de Notícias


Últimas Notícias

Esportes

Cinema

Especial

 

Tempo em Araras:

Tempo

Tempo em Araras:





Araras Virtual:

Pontos Turísticos de Araras:

PONTOS TURÍSTICOS


Biblioteca Municipal Martinico Prado

biblioteca

Na zona urbana de Araras há boas opções para quem busca um turismo que mistura cultura, história e contato com a natureza, gastando-se pouco ou nada, uma vez que os principais pontos turísticos têm acesso gratuito ao público.

Uma boa sugestão de roteiro começa, sem dúvida, pela Biblioteca Municipal Martinico Prado, que fica na Praça Dr. Narciso Gomes, Centro.

Construída na primeira metade do século passado e totalmente restaurada em 2003, a Biblioteca tem um acervo com mais de 43 mil volumes e é dotada de um laboratório de informática com 20 computadores conectados à internet, para pesquisas e estudos gratuitos.

Casa da Cultura

casa da cultura

Um dos cartões postais da cidade, a Casa da Cultura Emílio Silvestre Wolff é parada obrigatória para quem visita a cidade. A Casa da Cultura fica na Praça Barão de Araras, no Centro. Projetada por Vitor Dubugras, ela foi construída em 1896, e já funcionou como Fórum Municipal, Cadeia Pública e Câmara.

Dessas épocas, guarda raridades como celas solitárias feitas em madeira. Demais celas, ainda com suas pesadas grades, hoje abrigam o acervo permanente da Casa da Cultura, com belas obras, entre as quais muitas telas, gravuras e esculturas.

O visitante pode aproveitar também para, no andar superior do prédio, conhecer trabalhos de artistas locais que sempre expõem no local. A entrada é franca e informações sobre exposições podem ser obtidas pelo telefone xx19-3541-5763, ou neste site, no ícone Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, opção Agenda Cultural.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio

matriz

A Padroeira de Araras, Nossa Senhora do Patrocínio, cujo dia é celebrado em 15 de agosto, tem lugar de honra no cenário urbano. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, construída em 1897 e totalmente restaurada recentemente, com esforços da própria comunidade.

A igreja, que inclusive disputa o título de Basílica Menor, com processo em andamento na Santa Sé, no Vaticano, é praticamente uma cópia em dimensões menores da Basílica de São João do Latrão ou, Basílica di San Giovanni in Laterano, de Roma, Itália.

O templo católico que domina a paisagem da Praça Barão de Araras (outra atração, por si só, com seu paisagismo, coreto e fontes luminosas) é de uma beleza e primor impressionantes, inclusive porque sua restauração foi realizada por profissionais experientes, com currículo que inclui muitas restaurações de imóveis e obras sacras nas cidades históricas de Minas Gerais.

Uma vez restaurada, a Matriz é alvo de cuidados constantes por parte da Paróquia, preocupada em preservá-la sempre impecável para as futuras gerações.

Visitando a matriz também se pode viajar um pouco através do tempo e dos ritos católicos pois, com apoio dos voluntários da Paróquia, logo após a restauração, foi também inaugurado um pequeno museu sacro, com objetos, paramentos e relíquias usadas nas celebrações da igreja.

Outras informações sobre a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio podem ser obtidas pelo telefone xx19-3541-2145.

Praça Monsenhor Quércia – Casarão

Na Praça Monsenhor Quércia, no Centro, fica o “Casarão Rosa”, como é popularmente chamado, e que também tem muita história. Construído no início do século passado, o prédio funcionou como hospedaria de imigrantes, sobretudo italianos, que chegavam em grande quantidade ao interior de São Paulo para trabalhar, principalmente nas fazendas de Café. O casarão abrigou sedes de órgãos públicos e, em meados dos anos 90, estava fechado e com boa parte de sua estrutura ameaçada.

Restaurado em 1999, o Casarão foi reaberto ao público e hoje suas salas servem para ensaio de grupos musicais mantidos pelo município, e abrigam a sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Araras, além de cursos, exposição e venda de artesanato.

Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo

teatro

Ele se destaca na paisagem e, quando se fica sabendo quem o projetou, tudo está explicado: como toda obra idealizada por Oscar Niemeyer, o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo impressiona pelas linhas arrojadas, pela aparente simplicidade que na verdade se mostra um espetáculo à parte.

Localizado na avenida Dona Renata (marginal), o Teatro foi construído em 1991 e é considerado uma das mais importantes casas de espetáculo do Estado, abrigando inclusive, atrações da Secretaria de Estado da Cultura.

Seu auditório principal tem 466 lugares, acústica elogiada por especialistas e muito conforto. O anfiteatro acomoda até 150 pessoas sentadas e também dispõe de ótima estrutura.

Artistas locais, regionais e um grupo de teatro próprio dão vida ao Teatro, onde também já pisaram monstros sagrados da dramaturgia, como Fernanda Montenegro e Paulo Autran.

O Teatro também é o local preferido para realização de simpósios, eventos empresariais e educacionais. Informações extras sobre o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo podem ser obtidas pelo telefone xx19-3541-5969.

Parque Municipal Fábio da Silva Prado

Também conhecido como “Lago”, fica na região central e oferece, como atrações, um belo paisagismo, espaço para atividade física – em especial caminhadas, com calçamento demarcado, ciclovia e espaço para alongamento.

lago

O Lago tem dezenas de pedalinhos que podem ser ocupados por um adulto e duas crianças a R$ 5,50, por meia hora. No preço estão incluídos coletes salva-vidas.

Camila Ripp/PMA

Em seu entorno, além de jatos d’água que periodicamente ativados embelezam ainda mais o cenário, podem ser vistos cisnes e gansos que acompanham os visitantes, nadando em bando próximos aos pedalinhos.

Camila Ripp/PMA

O Parque tem ainda coreto com espaço para atrações musicais, playground, uma cascata artificial e um restaurante, além de comércio de lanches, sorvetes e pipoca.

Camila Ripp/PMA

Totalmente aberto ao público 24 horas por dia, o Parque é, sem dúvida, o maior cartão postal de Araras.

Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto

Localizado no acesso à região leste da cidade, o Parque Ecológico e Cultural Gilberto Rüegger Ometto pode ser acessado pelas avenidas Loreto ou Washington Luiz/Av. da Saudade/Av. Melvin Jones.

Parte dos seus milhares de metros quadrados é conhecida pela estrutura especialmente construída para abrigar a Festa do Peão de Araras, sucessora da Facia (Feira Agro Comercial e Industrial de Araras). A Festa do Peão acontece sempre no mês de agosto.

Nessa parte do parque, há arena de shows e rodeios, estandes de exposição, amplo espaço para praça de alimentação, sanitários e todos os itens indispensáveis para bem acomodar público que já ultrapassou 15 mil pessoas, numa só noite de evento.

No Parque Ecológico também são realizadas festas beneficentes como a Feira das Nações (feita pela Apae de Araras) e a Festa Italiana (realizada pela Sociedade Italiana de Araras).

Eventos religiosos, esportivos, feiras do varejo, entre outros, também encontram espaço nesse parque municipal.

Na chamada “porção verde” do parque há dois lagos, arborização e muito espaço para a prática de exercícios físicos. Tanto que diariamente seus 2,5 km de entorno calçado são tomados por pessoas de todas as idades, que aproveitam o local para caminhadas.

Cascata

A região conhecida como “Cascata” na verdade é um trecho do rio Mogi Guaçu que corta o município, repleto de ranchos e com alguns estabelecimentos que, aproveitando a bela paisagem, oferecem boa opção para descansar, conversar com os amigos e saborear um bom petisco à beira do rio.

Essa região é tão promissora para o turismo em Araras, que o poder público planeja ações de proteção, preservação e implantação de uma estrutura que sirva para melhor receber os visitantes e, ao mesmo tempo, preservar a natureza.
Chega-se à Cascata pela estrada municipal Fábio da Silva Prado.

Aeroporto Municipal Armando Américo Fachini

Além de importante para a estrutura de transporte da cidade, o aeroporto abriga o Aero Clube de Araras e o Aeródromo Campo dos Pássaros, onde acontece há três anos a EAB (Expo Aero Brasil), Feira Internacional de Aviação.

Este ano a feira acontece em outubro, realizada pela Aeromarketing. O evento atrai dezenas de milhares de pessoas, e conta com participação de expositores de mais de 20 países, com tudo o que se pode pensar em tecnologia aeronáutica.

Ao completar 10 anos este ano, a feira promete atrações para homenagear Santos Dumont, com perspectiva de exposições de réplicas das aeronaves inventadas pelo ilustre brasileiro, considerado o pai da aviação. Mais informações sobre a feira no site http://www.aerosportfeira.com.br/.

 

 


 

[Imprimir está página]

[Dê a sua opinião]

[Comunicar erros]

Publicidade
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

Anuncie você também  Clique aqui

 



Atendimento via telefone:
(019) 9709 - 9512 Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta: 9:00 às 17:00 horas
Sábado: 9:00 às 12:00 horas
© Copyright 2000 - 2005, Araras Virtual - Todos os Direitos Reservados.
Estamos no ar desde  05/Agosto/2000 - Ano VI.
Termos de Responsabilidade - email: [email protected]


Atendimento On Line:
Horário de Atendimento:
Segunda à Sexta: 7:30 às 22:00 horas
Sábado: 7:30 às 12:00 horas